brasil-exportando-conhecimento-expertus

Brasil exportando conhecimento contábil e financeiro

O IFRS possibilitará ao Brasil exportar conhecimento para países que estarão adotando ou implementando o IFRS nos próximos anos. Profissionais brasileiros com inglês avançado, com experiência profissional e qualificação em IFRS e bons conhecimentos em finanças terão grandes oportunidades.  Europa, Estados Unidos, Canada, Austrália,  Japão entre outras localidades estão com uma demanda de trabalhos para profissionais com especializações em IFRS.

Os Estados Unidos apesar de não terem uma data definida para adoção do IFRS, esta com um processo de contração muito grande de contadores e qualquer outro profissional  com conhecimento nas normas internacionais de contabilidade e finanças.

Existem no Brasil inúmeras subsidiárias americanas que possuem projetos  que estão sendo vistos como um projeto piloto que estão servindo como base para um futuro processo de adoção do IFRS pela matriz.  Isso esta servindo como forma de transferência de conhecimento e antecipação de eventuais problemas na implementação.

No Japão o IFRS será adotado em 2020 e até o momento existe pouca literatura sobre IFRS na língua japonesa. Em diversas situações, os profissionais de muitas subsidiárias de empresas japonesas no Brasil estão conhecendo IFRS melhor do que a matriz. O processo de adoção do IFRS vai requerer muita mão de obra especializada. O Brasil é o país que possui mais subsidiarias japonesas no mundo..

A demanda de profissionais com conhecimento técnico em IFRS na Europa é gigantesca, pois existem muito negócios e muitas empresas.  Essa oportunidade de trabalhos fora do Brasil é excelente, pois com ela você terá um desenvolvimento profissional,  conhecerá novas culturas, terá novas experiências de vida e novas perspectivas estarão abertas a todos os profissionais que gostariam de ter uma experiência internacional. Outro ponto importante são os salários e benefícios mais elevados. Porem essa transição exigirá um período de dedicação nos próximos  anos para aprimoramento  do seu conhecimento técnico contábil e financeiro.

O contato com profissionais que possuem experiência em IFRS na pratica é muito importante, pois existem muitos pontos que necessitam de um aconselhamento profissional. Caso sua empresa estiver em processo de implementação de  novas normas  ou manutenção das  IFRS, se possível, procure se integrar a esta equipe.

Cursos e seminários são muito importantes. Existe um número muito grande de eventos genéricos no mercado e a preços relativamente altos, sempre analise quais eventos vão atender as suas necessidades. Fique atento a eventos de profissionais que não possuem experiência prática ou que possuem uma abordagem de ‘adaptação do entendimento’. Procure profissionais com experiência prática na Europa ou outros países que já possuem uma plataforma estável de aplicação do IFRS.

Quanto mais cedo você iniciar sua preparação, você terá mais chances de conseguir a posição que deseja. Nesse momento você deve guiar a sua carreira para o que você pretender ser e  onde deseja estar atuando profissionalmente nos próximos anos.

O Instituto Expertus oferece diversos cursos para você se desenvolver. Conheça o curso de “Formação de Consultor e Especialista e Contabilidade, Finanças e US Gaap”. Clique aqui.

CRC Ativos ganham desconto!

Artigo escrito por Nabil Mourad MSc

Mestre em Contabilidade Internacional pela Johns Moores University – Liverpool Reino Unido  consultor e especialista em IFRS  e Finanças.   Já ministrou aulas e palestras em vários países.

Sócio da consultoria  Primeness  que atual de forma global, autor de vários livros e artigos no Brasil e exterior. Nabil é diretor da IBEFAC – Reino Unido  e também desenvolve atividades  de  formador de coach financeiro .  No Brasil é palestrante do CRCSP, Sescon  SP,  CRCRJ, CFC e IBRACON , desenvolvendo  trabalhos para  valorização do profissional da contabilidade no Brasil.